Dia do Músico Batista

postado em: Artigos | 0

violin_and_notes-wallpaper-1280x800Todo mundo que lida com música é músico. Estamos dizendo isto porque podemos ser levados a pensar que jovens que tocam numa banda ou numa equipe de louvor não são propriamente músicos, porque tocam de ouvido, não estudaram música como os outros. Evidentemente trata-se de um engano, aliás um preconceito, pois ser músico, em primeiro lugar, é um dom dado por Deus, e, em segundo lugar, o fato de não ter feito um curso de música não é um impedimento para quem deseja exercer o ministério da música. Reconheçamos, contudo, que pode ser muito melhor se estudarmos e nos prepararmos bem.

A música é um elemento presente em todas as culturas do mundo, desde a mais primitiva até a mais avançada. É um dos dados mais importantes no estabelecimento da identidade de um povo. Note, por exemplo, as matérias de televisão que mostram como é a vida em uma tribo indígena e verá que a música é parte inseparável daquilo que é apresentado. E na vida moderna a música tornou-se um importante fator econômico, que produz riqueza, gera empregos e até mudança social.

Podemos dizer que a Igreja de Cristo não existiria sem a música, a qual tornou-se uma das suas marcas identificadoras. É quase impossível qualquer grupo cristão reunir-se para cultuar sem que a música seja usada, porque ela é o meio mais adequado para expressar não só as emoções como a reflexão daquele que crê. É também o veículo para se produzir as mais belas orações. Além disso solidifica a comunhão, por produzir uma interação imediata entre os que cultuam. Ouvir um pregador é um exercício de passividade, apesar de ter algum grau de participação, mas no cântico congregacional a interação é total.

Portanto, aqui vai o nosso abraço a todos aqueles que se dedicam à música em nossas igrejas. Vocês são muito importantes para a sua grei. Pedimos ao Senhor que continue abençoando seu trabalho nessa área e usando-os poderosamente para proclamar sua graça e edificar seu povo. Entretanto, lembramos que a música é feita de um pouco de talento e uma quantidade enorme de trabalho; um pequeno percentual de aptidão e um grande percentual de transpiração. É preciso compromisso, consagração, disponibilidade, humildade, perseverança, despojamento e desprendimento. Deus e a igreja esperam isso de vocês.

Pr. Sylvio Macri