Rosângela Sant’Anna da Silva Jesuino
“O que preciso saber para ser um regente coral?”
Pergunta que, de quando em vez, alunos interessados em seguir essa prática musical fazem em aulas, em bate-papos e até em encontros triviais.
Minha resposta sempre é:
“Olhe o mundo à sua volta. Tenha interesse em conhecê-lo”.

Ser regente coral é mais do que técnica: é liderança, sensibilidade e dedicação para inspirar e educar cada voz.
Conhecer o objeto de estudo a que se propõe – a música – é primordial. Desenvolver a capacidade de perceber pequenas e grandes nuances de uma mesma fonte sonora, conhecer os diferentes signos musicais para registro de ideias musicais – notas, figuras de som e silêncio, intensidade, andamento – é necessário estudo, tempo e dedicação. Acrescente-se a isso o estudo básico de um instrumento, de preferência piano ou teclado, por serem instrumentos melódicos, harmônicos e temperados. Mas qualquer outro instrumento também ajudará na compreensão musical.
Um regente deve cantar ou ter cantado em um coro. Como cantor, saberá a realidade da voz, do naipe, do conjunto e da comunicação entre regente e coral. Regente que nunca cantou em coro será incompleto.
Ser um bom ouvinte. Ouvinte em recitais, concertos, apresentações musicais variadas, trilhas sonoras, tendo uma escuta atenta, inteligente e não só contemplativa. Apreender as diferentes informações que estão sendo oferecidas aos ouvintes para refletir e construir um conhecimento no âmbito musical.
Gestual, análise, história da música e tantas outras áreas da pesquisa musical devem ser objeto de interesse do regente ou de quem pretende ser.
Pela natureza de liderança que o regente deve ter diante do coral, requer que ele desenvolva outras habilidades tão importantes quanto as musicais. Ter postura e comportamento adequados de forma que sua autoridade diante do coro seja reconhecida não somente por sua competência musical, mas também como pessoa criativa, sensível aos detalhes, com autodomínio e poder de argumentação, empatia, clareza em expressar pensamentos, praticidade e objetividade para otimizar o tempo de todos.
Frequentar espaços culturais como exposições, museus, teatros, concertos. Ter interesse na leitura de textos referentes a distintas áreas do conhecimento humano, como psicologia, administração, sociologia, história, artes, enfim, tudo o que se refere à complexidade das pessoas e dos grupos que são formados na sociedade em geral.
Um regente líder tem sobre si a responsabilidade de ser um educador musical de seus cantores, mas também de ser um agente agregador e inspirador de seu grupo.
Prepare-se, então!